alta de iluminação e número restrito de vigilantes na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, contribuem para o aumento da violência no local. Na última sexta-feira (1), um grupo de 20 homens invadiu o local e fez um arrastão. Os alunos reclamam da insegurança na área.

“A gente fica um pouco receoso. Tem muitos locais que são escuros. O corpo de seguranças é pequeno para a demanda da universidade, para tantas pessoas que entram e saem diariamente. O número de seguranças é pequeno infelizmente”, diz Marcos Melo, estudante.

As ruas ficam escuras e sem movimentação. Nos corredores, os estudantes optam, por andar em grupo. Os alunos denunciam que arrastões são frequentes no terminal e dentro da instituição.

O mais recente episódio aconteceu no Bloco K, do curso de Serviço Social. Um grupo foi vítima dos assaltantes e um deles disse que foi um desespero horrível. “Foi a primeira vez que passei por isso. A professora ficou em pânico, mas ainda tentou contornar a situação. A turma ficou atônita e vimos a movimentação e não sabíamos o que estava acontecendo, que estava havendo o arrastão”, lembra Giovani Martins, universitário.

O campus possui segurança privada mas para os alunos não seria o suficiente. Não ha o controle de quem entra e quem sai, e o acesso é livre para qualquer pessoa. A grade que circunda o campus é muito baixa e não há revista na portaria.

A UFPA informou que está coletando as imagens das áreas para encaminha-las às autoridades policiais com a solicitação de apuração dos fatos. Quanto a ocorrências de assaltos na área externa, a UFPA informa que já solicitou um posto de vigilância no terceiro portão.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/escuridao-e-falta-de-vigias-aumentam-inseguranca-no-campus-da-ufpa-em-belem.ghtml