.
.LINHAS DE ATUAÇÃO
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos, inspirado em seu patrono, possui três linhas de atuação.
A primeira voltada ao acompanhamento jurídico de casos de violações de direitos humanos ligados à violência no campo por conflitos por terra, violência policial e perseguição política. A segunda no âmbito da justiça de transição para o estabelecimento da verdade, justiça, reparação e mudança de conduta do estado brasileiro, bem como o esclarecimento dos casos paraenses de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar ocorridos no estado e de pessoas atingidas nascidas no Pará. A terceira ligada à educação para os direitos humanos e a democracia, com enfase na educação pela memória.
Assim, levamos adiante as esperanças e lutas do advogado Paulo Fonteles como forma de tributo a seu legado social e damos a nossa colaboração solidária àqueles que ainda hoje sofrem a violência do estado em uma sociedade desigual.
Venha conosco.
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos está organizando um escritório solidário, de modo a agregar os esforços para a defesa jurídica e adoção de casos ligados aos conflitos agrários envolvendo camponeses e indígenas, bem como aos conflitos urbanos envolvendo violência policial e perseguição política no estado do Pará.
Inspire-se no advogado Paulo Fonteles e venha atuar no escritório solidário do instituto.
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos tem compromisso com o desenvolvimento da justiça de transição, cujos pilares estão baseados em ações simultâneas que possibilitem o estabelecimento da verdade, o combate à impunidade, a reparação dos atingidos por violências do estado e dos processos de desenvolvimento adotados pelos governos e a criação de mecanismos de não-repetição para fortalecer a mudança de conduta dos agentes do estado.
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos dando sequencia às atividades de nosso patrono, segue buscando os restos mortais dos desaparecidos na Guerrilha do Araguaia (PCdoB), bem como o esclarecimento das vítimas camponeses e indígenas, advogados, religiosos e políticos, que morreram na luta do povo no estado do Pará.
Educação pela Memória – O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos tem um dos eixos voltados para a educação e num primeiro momento, voltado para a recuperação de arquivos históricos que retratem a história, as experiências de resistência e utopias do povo do Pará, buscando com esta reunião de acervos, relacionar a memória de pessoas e instituições com praticas pedagógicas nas salas de aula e fomentar o estudo do passado recente com o nosso presente.
Estamos em fase de construção do escritório solidário. No momento acompanhamos o caso de perseguição política a Evandro Medeiros pela Vale.
INSPIRAÇÃO
NOTÍCIAS DOS CASOS
Paulo Abrão ocupará a Secretaria Executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)
. O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos parabeniza Paulo Abrão pela nomeação, na certeza que vem em boa hora, frente à situação de retrocesso em direitos humanos que vivemos no Brasil e a criminalização do movimento social aprofundada por este governo...
ler maisVale de Crimes – Depoimento de João Reis
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos publica o depoimento de João Reis sobre a luta dos moradores que perderam suas casas por conta das atividades da estrada de ferro da Vale em Marabá. O caso de Evandro Medeiros é apenas um dos processos movidos pela...
ler maisCinco anos de prisão por um protesto contra a Vale
Docente de universidade do Pará pode ser preso após ato em solidariedade às vítimas de Mariana por TALITA BEDINELLI Em 20 de novembro, 15 dias depois do rompimento de uma barragem de mineração em Minas Gerais causar o maior desastre ambiental do país, um grupo de...
ler maisNota de repúdio ao indiciamento de Evandro Medeiros
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos (IPF-DH) e a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) vem a público denunciar a perseguição política e o indiciamento do professor universitário e cineasta Evandro Medeiros, divulgado em matéria do...
ler maisCAMPANHA DE CONSTRUÇÃO DO ESCRITÓRIO SOLIDÁRIO DO IPF-DH
“Tiram minha vida, não minhas idéias. O mais importante é a luta do povo.” – Paulo Fonteles.
Advogados
Educadores
Pesquisadores
Seja solidário e participe da rede de voluntários do Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos. Faça o cadastro e ajude-nos a construir uma sociedade inclusiva e respeitosa.