No sábado, a refinaria já havia feito o mesmo procedimento com 40 colaboradores de Paragominas. Motivo alegado pela empresa é a redução da produção em 50%

Nesta segunda-feira (02), 400 funcionários da Hydro Alunorte, em Barcarena, entraram em férias coletivas pelo período de 15 dias, conforme adiantou a refinaria em meados do mês passado. O motivo alegado pela empresa é a redução da produção em 50%, ocasionada após os problemas ambientais registrados em Barcarena em fevereiro.

No sábado, a refinaria já havia dado férias coletivas para outros 40 funcionários que atuam na unidade de Paragominas. Em nota, a Hydro afirmou que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi informado da decisão, assim como os sindicatos correspondentes. Ainda segunda a empresa, “a medida visa preservar o emprego” dos colaboradores.

Nova pesquisa e comissão

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) vão divulgar nesta segunda o resultado de uma pesquisa que analisou os fios de cabelos de vários moradores da região. Além disso, deputados estaduais que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os danos ambientais causados pela Hydro vão até Barcarena para uma visita nas comunidades.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/ferias-coletivas-para-400-funcionarios-da-hydro-comecam-nesta-segunda.ghtml