Associações comerciais e entidades de classe de Ourilândia do Norte fazem, desde cedo, um protesto no quilômetro 23 da PA-279, no município, localizado no sudeste do estado. A manifestação contra a suspensão de um projeto pela Justiça Federal começou no início da manhã desta segunda-feira (9) e causou um congestionamento de cinco quilômetros na via.

Várias escolas da cidade cancelaram as aulas e o comércio fechou as portas. Os manifestantes são a favor do projeto Onça Pumã, da empresa Vale, que na semana passada foi suspenso por ordem da justiça federal, que considerou que o empreendimento não estaria atendendo os pré-requisitos de licenciamento, causando impactos negativos nas comunidades indígenas.

Essa é a terceira decisão da justiça suspendendo as atividades da mineradora na região.

Os manifestantes alegam que a paralisação da mineradora causaria a extinção de mais de dois mil empregos, prejudicando a economia de três cidades da região.

Em nota, a Vale disse que está cumprindo a decisão judicial, mas que vai recorrer porque considera que toda a atividade é licenciada e fiscalizada pelo órgão licenciador competente, que é a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.