“Eu tava no meu trabalho, cheguei aqui o cara disse que se eu não saísse do meio, ele ia passar por cima de tudo. Eu tive que sair pra não perder a vida”, denuncia um morador.
Sobre a área, passa um linhão com cabos de alta tensão. Segundo os moradores, a Prefeitura iria remanejar as famílias ainda este ano. A ação de hoje seria para evitar novas ocupações, já que casas já estariam abandonadas. “Por exemplo, gente que construiu um barraco de madeira e sumiu, há mais de um que não parece, e a gente não tem contato e não fez cadastro. Então eles vão fazer a derrubada das casas que não têm moradores”, diz Welma Cutrim, presidente da associação de moradores.
A dona de casa Creuzimar de Souza diz que não foi isso o que aconteceu. “Disseram que se tivesse algum móvel dentro de casa, não iam derrubar casa. Mas teve sim casa com móvel dentro que foi derrubada”.
Foi o que ocorreu com Ismael Couto. Ele estava trabalhando e quando chegou á comunidade, encontrou sua casa destruída.
“É uma falta de respeito com a população. Eu vou pra onde agora?”.
A Prefeitura de Parauapebas informou que a ação foi realizada, exclusivamente, em moradias onde não havia registro de moradores.
Ainda segundo a Prefeitura, no primeiro semestre deste ano, será desenvolvido um projeto de habitação para atender as famílias que ficaram sem moradia.