No Pará, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão. Polícia divulgou ainda que suspeitos também estão sendo detidos em flagrante. Ação é nacional e coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública.
Polícia Civil do Estado do Pará participa da Operação Luz na Infância 2, do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que combate a pornografia infantil. No Pará, são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Belém e Ananinduea, além de um em Castanhal e outro em Paragominas. A Polícia divulgou ainda que dois suspeitos foram presos em flagrante.
A ação é nacional e é realizada pelas polícias civis de cada estado. São cumpridos 578 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em 24 estados.
As equipes policiais procuram arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Os alvos da investigação foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com base em informações coletados em ambientes virtuais. De acordo com a PC, o material apresentava indícios suficientes de autoria e materialidade dos delitos.
As investigações duraram quatro meses e foram repassadas às Polícias Civis estaduais, que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais a expedição dos mandados.
Primeira etapa
Na primeira etapa da Operação Luz na Infância, que foi deflagrada em outubro de 2017, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Durante a apreensão desses materiais nos 24 estados e DF, foram identificadas e presas 112 pessoas que utilizavam esses equipamentos para produzir, guardar ou compartilhar conteúdos de pedofilia na internet.