O ex-deputado do PCdoB e advogado Paulo Fonteles, assassinado em 11 de junho de 1987, será lembrado por lideranças do movimento social do paraense. A homenagem ocorre num ato político-cultural em memória das lutas realizadas pelo dirigente. A homenagem acontece durante toda esta semana em várias programações. A primeira homenagem aconteceu em uma sessão na Assembléia Legislativa do Estado, ocorrida na manhã desta segunda-feira (11).

Além da audiência,  haverá outras atividades como exposição de fotografias na Câmara Municipal de Belém e o show cultural no próximo domingo(17), na Praça da República.Em audiência com a governadora no fim do mês de maio os irmãos de Fonteles pediram empenho do Governo na reabertura do processo criminal pela comarca judiciária do município de Ananindeua, pedindo que Ana Júlia Carepa solicite ao Ministério Público a indicação de um promotor de Justiça para retomar o processo e reiniciar as investigações prejudicadas no decorrer do inquérito policial e do processo, na época.

Em dez volumes de processo, ‘parados na burocracia da Justiça’, apenas James Vita Lopes, considerado o intermediário do crime, e o motorista do carro usado pelos pistoleiros, identificado pelo apelido de ‘Rochinha’, foram citados e indiciados.Segundo Ronaldo Fonteles, filho do ex-dirigente comunista, nenhum dos mandantes do crime foi sequer citado pelo Ministério Público. Várias linhas de investigações foram desvirtuadas e não evoluíram. ‘Esses fatos são resultado da falta de vontade política da época para resolver o caso’, observou o advogado Ronaldo Fonte.

A governadora assumiu o compromisso de fazer o pedido especial ao MPE para a reabertura do processo sobre o assassinato de Paulo Fonteles. ‘Conhecemos a luta do Paulo e este é um bom momento para o Ministério Público se manifestar sobre o caso, temos maior interesse em ajudar nesse processo’, declarou Ana Júlia.

Veja a programação das atividades em homenagem a Paulo Fonteles.Dia 11/06/2007 – 20 anos de Impunidade.
Local: Assembléia Legislativa do Estado do Pará.
Horário: 9 horasDia 12/06/2007 – Sessão Especial e Exposição de fotos sobre a vida de Paulo Fonteles.
Local: Câmara Municipal de Belém.
Horário:15 horasDia 17/06/2007 – Ato Político-Cultural
Local: Pça da República
Horário: 09h
Varias atrações culturais.