.

(Por Moises Alves)

A crise do sistema capitalista se aprofunda no mundo assim como também a agressão dos países imperialistas contra os direitos e a soberania dos povos, gerando guerra e terror.  A receita para salvar os bancos e as grandes empresas capitalista nós já conhecemos, é o desemprego e o ataque aos direitos sociais e dos trabalhadores.

No Brasil e na Amarica Latina existe uma escalada golpista investida pelo imperialismo estadunidenses contra os governos populares eleitos democraticamente. Esse movimento se da através de um processo de fascistização sem golpe militar, através de um consórcio elitista encabeçado pela velha mídia conservadora, setores do judiciário e do parlamento.

Aqui no Brasil a democracia, os direitos humanos e os direitos trabalhistas estão sendo atacados violentamente, o movimento golpista afastou recentemente a presidenta Dilma, eleita democraticamente com mais de 54 milhões de votos dos brasileiros. Sem nenhum crime de responsabilidade.

Os setores derrotados, não aceitaram o resultado das urnas e para implementar seus projetos conservadores, de ataque aos direitos humanos, políticos e sociais forjaram o impeachment, desrespeitando a vontade soberana do povo com pretextos artificiais para a interrupção da legalidade democrática.

O objetivo desse golpe é impor ao país, uma pauta e uma agenda conservadora que não seria vitoriosa nas urnas.

Atualmente a maioria do Congresso Nacional está comprometido com as elites brasileiras, e atuam para aprovar uma reforma política impopular, visando a redução da maioridade penal, o ataque a CLT via aprovação do PL 4330, a alteração na Lei da Partilha, dentre tantas outras medidas.

Contudo, convocamos o povo brasileiro a manifestar-se contra o Golpe e pressionar os legisladores, para que respeitem a democracia, os direitos sociais, dos trabalhadores, os direitos humanos, das mulheres, da juventude, dos negros, a diversidade sexual, os direitos dos povos indígenas, das comunidades quilombolas, o direito ao bem-estar, ao desenvolvimento e à soberania nacional.

O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos se manifesta contra o golpe, não aceitaremos a quebra da legalidade democrática.

A Constituição Brasileira proíbe a existência de monopólios na Comunicação, no entanto os meios de comunicação no Brasil são controlados por um oligopólio. Meia dúzias de famílias controlam o fluxo de informação.

Contra os donos da mídia, que corrompem e distorcem cotidianamente a verdade, chamamos os setores democráticos e populares a lutar em defesa da Lei da Mídia Democrática, que garanta a verdadeira liberdade de expressão, de comunicação, de imprensa.

Nos somamos a todos os setores democráticos e populares para lutar por mudanças profundas no país, por uma nova política econômica, contra o ajuste fiscal e contra a corrupção. Não aceitaremos nenhuma quebra da legalidade constitucional. Defendemos um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil, com valorização do trabalho e inclusão social.

Concluímos nos manifestando:

Contra o Golpe, em defesa da democracia! Fora Temer!

Pela liberdade e pela legalidade constitucional!

Em defesa dos direitos humanos!

Em defesa da liberdade de expressão! Contra o monopólio da mídia! Pela democratização da comunicação!

Em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos sociais do povo brasileiro!

Em defesa da soberania nacional e das reformas estruturais!

Pela integração latino-americana e contra a agressão imperialista!

Fora Temer Já!