.

Mostra traz desenhos em nanquim, aquarelas e técnicas mistas.
Exposição retrata cenas do Pará, sonhos e pesadelos do artista.

 

O artista plástico Fernando Gurjão Sampaio realiza, entre os dias 26 de agosto e 20 de setembro, a exposição “Vertigem de linhas”, que reúne 44 desenhos em nanquim sobre papel, além de aquarelas e técnicas mistas onde predominam os tons escuros que traduzem, de forma simplificada, um olhar do sobre o cotidiano do Pará.

A exposição marca a estréia do artista. “Esta é primeira exposição de um advogado que sempre desenhou, e que começa, agora, uma trajetória mais focada neste mundo das artes. E se antes os desenhos eram soltos e esparsos, hoje seguem um ritmo e fluidez incontrolável”, disse Sampaio.

A “fluidez incontrolável” da criatividade resultou na produção de quase 100 obras, que foram submetidas ao trabalho de curadoria do também artista Emanuel Franco. De lá foram pinçadas as integrantes da exposição, que incluem  o casal no barco no Tapajós, o beijo numa cidade de interior, o homem com chapéu na Presidente Vargas, o sorridente comprando tomates, além de registros da paternidade, sonhos e pesadelos.

Serviço: A  abertura da exposição “Vertigem de linhas” será no dia 26 de agosto, às 11 horas, no Tribunal Regional do Trabalho em Belém. A mostra poderá ser visitada entre os dias 29 de agosto e 20 de setembro,  se segunda a sexta, de 9h às 13h. A entrada é aberta ao público.

Obras como "Morre Bazarov" mostram que artista também lida com temas sombrios (Foto: Divulgação / Fernando Gurjão Sampaio)Obras como “Morre Bazarov” mostram que artista também lida com temas sombrios (Foto: Divulgação / Fernando Gurjão Sampaio)