.

O IPH-DH republica nota de pesar do deputado Carlos Bordalo a respeito da chacina ocorrida em 20 de janeiro passado. É preciso que o estado investigue e não deixe impune este tipo de conduta que vem se repetindo em nosso estado.

 

Rafael da Silva Costa, 29 anos, soldado da Rotam foi morto na Cabanagem em Belém em confronto com suspeitos de envolvimento com crimes. Uma onda de execuções foram registradas na Grande Belém após o evento, com presença dos temidos carros prata e preto, com homens encapuzados, com indícios fortes que façam parte de grupos de extermínio e milícias. Foram registrados entre 14 e 16 homicídios com essas características.

A violência segue aterrorizando a população que não sabe mais a quem recorrer. Criminosos cada vez mais bem armados não recuam nem diante da antes temida Rotam.

Lamento a perda do jovem agente da lei, soldado PM Rafael da Silva Costa. Manifesto meus pêsames e sentimentos à família e minha solidariedade à corporação. Da mesma forma manifesto imensa preocupação com a repetição de mais essa”resposta” que mata indiscriminadamente indivíduos que nada tinham a ver com o confronto que levou à morte de Rafael.

São execuções covardes realizadas por pessoas que decidem quem deve morrer para pagar pela morte do policial da Rotam, desafiando o sistema de segurança pública e o sistema de justiça.

As matanças desse 20 de janeiro repetem a chacina de Belém e tantas outras que vão mostrando o poder paralelo de milícias e grupos de extermínio cada vez mais presentes e ousados no cotidiano da população paraense sob o olhar contemplativo do sistema de segurança pública e do sistema de justiça em nosso sangrento Pará.

Os acontecimentos desse 20 de janeiro de 2017 reclamam apuração rigorosa tanto do autor da execução do jovem soldado Rafael, como a identificação e punição daqueles que arrasaram Belém com uma chacina. A barbárie não pode continuar e ser aceita como normal e natural. É essencial recuperarmos o império da lei e da justiça.

Fonte: https://www.facebook.com/notes/deputado-bordalo/nota-de-pesar-e-rep%C3%BAdio-%C3%A0s-mortes-ocorridas-no-dia-20-de-janeiro-de-2017/1321871531193082