FONTE: JORNALISTAS LIVRES

Indígenas da região do Baixo Rio Tapajós acabam de ocupar a prefeitura de Santarém no intuito de conversar com o prefeito (Nélio Aguiar – DEM) e reivindicar seus direitos enquanto povos e cidadãos.

Umas das pautas principais é a paralisação da projeto ilegal do Porto do bairro Maicá, cujo licenciamento ambiental foi suspenso por decisão judicial.

A prefeitura, porém, está buscando alternativas para dar prosseguimento na obra junto com os vereadores de Santarém, passando por cima do direito dos povos indígenas, povos e comunidades tradicionais de serem consultados.

Os povos indígenas repudiam a construção do “Ferro Grão”, uma linha férrea que ligará a cidade de Sinope – MT até Santarém – PA, para escoar a soja produzida no interior do Mato Grosso até o porto de Santarém.

Um empreendimento dar vazão ao ciclo de destruição em massa da Floresta e das relações sociais constituídas na Amazônia.

Além desses megas empreendimentos, a prefeitura se nega a dialogar sobre os direitos e demandas dos povos indígenas, como a disponibilização de uma sede para que os servidores da FUNAI possam trabalhar.

A ocupação prossegue até o prefeito de Santarém abrir as portas e dialogar com os povos indígenas da Região.

A manifestação tem o apoio do CITA, STTR, FASE, MST e Terra de Direitos.

Foto e Texto: @Palestina Guarani Kaiowá