A Promotoria de Justiça Militar apresentou nesta segunda-feira (11) uma denúncia contra os seis Pms que foram presos na última terça-feira (5) em Belém. Na denúncia protocolada pela promotoria, seis policiais militares foram citados, um subtenente, dois soldados e três cabos, entre eles está o cabo Heleno Arnaud Carmo de Lima que segundo a denúncia do Mistério Público era quem fornecia armas de fogo para terceiros mediante pagamento .

Ainda de acordo com o documento da promotoria, ‘Leno’ como era conhecido liderava o grupo armado que tem participação em pelo menos dois homicídios ocorridos entre os dias 20 e 21 de janeiro de 2017 na maior chacina já registrada na região metropolitana de Belém.

Na chacina, 27 pessoas foram mortas com características de execução em 11 bairros do distrito de Icoaraci e nos municípios de Marituba e Ananindeua. Os crimes ocorreram logo após o assassinato do soldado da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), Rafael da Silva Costa de, 26 anos.

Os seis Pms suspeitos de envolvimento na chacina foram presos na última terça-feira (5), durante uma operação da Secretaria de Segurança Pública da Capital. Na operação 20 aparelhos celulares foram apreendidos, neles foram encontrados áudios revelando como a organização criminosa agia, intimidando as vítimas em troca de dinheiro. As conversas também apontaram a prática de outros crimes como furtos à residências e a cobertura de assaltantes para que roubassem casa e lojas na cidade.

A denúncia da promotoria também incluem provas materiais como lotes de munição de uso da policia encontrados nas cenas do crimes e depoimento de testemunhas. Segundo a polícia os seis militares são acusados ao todo por quatro crimes, organização de grupos para a prática de violência, furto simples, peculato – quando um funcionário público se apropria de bem de dinheiro ou de valor em razão ao cargo que ocupa – e crime de concussão – quando um funcionário público exige vantagem indevida para si mesmo ou para outros.

A denúncia também cita a participação dos acusados em milícias e no homicídio de civis, mas como esses crimes não estão no código penal militar, uma cópia dos autos foi encaminhada para a justiça comum. A reportagem não conseguiu contato com nenhum dos advogados dos Pms.

Veja a matéria em vídeo no link abaixo.

FONTE: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/ministerio-publico-apresenta-denuncia-contra-os-seis-pms-presos-na-ultima-semana-em-belem.ghtml