Os portões da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém, amanheceram fechados nesta quinta-feira (14), Dia Nacional de Paralisação e Lutas em todo o Brasil. Em assembleias gerais realizadas pelos trabalhadores, o Sindicato das Instituições de Ensino Superior (Sindtifes) decidiu participar dos protestos contra os cortes de verbas do Governo Federal.

Em Belém, as paralisações dos servidores nas duas universidade tem duas concentrações: uma em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e outra em frente a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Diversas lideranças e sindicatos participam da mobilização.

De acordo com o Sindtifes, em 2017, o custeio das universidades foi reduzido em R$ 1,7 milhões. Os investimentos tiveram queda de R$ 40,1 milhões. Para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a redução e contingenciamento comprometem a expansão, consolidação e funcionamento das instituições federais de ensino. Algumas universidades acumulam contas de anos anteriores e não conseguem fechar a conta, mesmo com 100% de liberação de recursos.

“É um ato para chamar atenção para tudo que está acontecendo no governo e em defesa da universidade, hospitais universitários. Depois da paralisação, nos dias 15, 16 e 17 teremos plenária chamando o trabalhador para puxar uma greve geral. O que o governo está fazendo não é brincadeira”, afirmou Zila Camarão, do Sindtifes.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/ufpa-amanhece-de-portoes-fechados-em-belem-nesta-quinta.ghtml