A partir deste sábado (30), o combustível passa a ficar mais barato no Pará. Na sexta-feira (29), a Petrobras autorizou a redução no preço da seguinte forma: Diesel em 1% e Gasolina em 2,1%.

Segundo o Dieese-PA, a queda de 2,1% no preço da gasolina nas refinarias para chegar ao consumidor final depende de uma serie de fatores entre os quais, os repasses das distribuidoras e as margens de comercialização dos postos de combustíveis.

Ainda de acordo com o Dieese, mesmos com estas quedas anunciadas nesta sexta-feira pela Petrobras, os dois produtos vão fechar o mês de setembro com alta acumulada bem acima da inflação estimada para os últimos 12 meses, de 2%. A gasolina apresenta uma alta acumulada no mês de setembro de 3,47% e o Diesel a alta acumulada vai chegar a 8,50 %.

Para os paraenses, altas nos preços dos combustíveis, principalmente do Diesel tem efeito domino na Economia com impactos diretamente nos preços da Alimentação Básica, devido ao aumento no preço dos fretes, e em toda a inflação.