Numa clara demonstração de que os dados do ex-governador do Pará serão analisados de forma tendenciosa e em separado.  Consultado pelo Diário On line, o estatístico Marcelo Gandu, com larga experiência no mercado de análise política, diz que somente esta falha já invalida qualquer resultado da referida pesquisa.

A pesquisa da empresa BMP, de propriedade de Renato Conduru, também aponta direcionamento claro contra o PMDB e seu provável candidato ao governo do Estado, Helder Barbalho.

“É bem claro, da forma que a pesquisa se apresenta, que há um direcionamento para valorizar determinados candidatos e depreciar outros”, argumenta Marcelo Gandu.

Renato Conduru, dono da BMP, presta serviços de pesquisa qualitativa à Prefeitura de Belém, comandada hoje por Zenaldo Coutinho (PSDB),  desde 2012. Sempre foi também fiel escudeiro do marketeiro Orly Bezerra em épocas eleitorais.

 

Orly Bezerra é conhecido ‘marketeiro’ de campanhas e governos tucanos no Pará e com ligação muito próxima a Renato Conduru (Reprodução/Facebook)

Uma fonte ligada ao “núcleo duro” do PSDB no Pará dá conta que a pesquisa seria o pontapé inicial para uma campanha nas redes sociais, que a partir dos dados direcionados, tentariam diminuir a forte projeção que Jader Barbalho e Helder Barbalho estão conseguindo impor na Região Metropolitana de Belém e nos principais municípios do interior do Pará, com ações ligadas ao Governo Federal e diante da inércia de Simão Jatene e seus aliados à frente do Governo do Pará.

Chama atenção, também, a relação próxima de Renato Conduru tem com o irmão do prefeito de Belém, Augusto Coutinho, que segundo fontes próximas ao prefeito é quem estaria bancando a pesquisa fraudulenta da BMP. Por sinal, Zenaldo Coutinho, não aparece em nenhum cenário da pesquisa da BMP, como se fosse um jogador que assiste o desenrolar da partida de longe.

“É uma velha tática do Orly Bezerra e do Guto Coutinho. Encomendar uma pesquisa e parecer que não foram eles”, diz fonte ligada ao PSDB.

(DOL)