por Moisés Alves

Na última sexta (13/10), o Comitê Pará do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação – FNDC, reunido no Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos, debateu a construção da Semana Nacional Pelo Direito à Comunicação que acontece em todo Brasil de 15 à 22 de outubro.

No Pará o Comitê do FNDC vai realizar a seguinte programação:

  • Dia 19/10, das 9h às 15h – Na Universidade Federal do Pará – UFPA: Fórum Popular Perla Liberdade de Expressão coordenado pelo Comitê com transmissão ao vivo através da rádio web idademidia.org – A ideia é reunir agentes do movimento social para relatar as lutas sociais em suas áreas e denunciar casos de violação à liberdade de expressão.
  • Dia 19/10, às 19h – No auditório da CTB, Debate: “O Brasil do Golpe e o Direito Humano à Comunicação, com participação de ativistas digitais e movimento social.
  • Dia 20/10, às 19h – Na Faculdade Estácio-FAP: Debate “A luta Pela Democratização da Comunicação no Brasil avanços e retrocessos, com participação de estudantes e professores de comunicação social.

Na reunião ficou pactuado também que seriam incorporado as agendas dos diversos movimentos sócias como atividades da Semana Nacional Pelo Direito à Comunicação. Estiveram presentes na construção das atividades no Pará, além do Comitê do FNDC, o Sindicato dos Jornalistas – Sinjor, Rádio Web Idade Mídia, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos – IPF, o Sindicato dos Radialistas e o Movimento dos Sem Terras – MST.