A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, na manhã desta terça-feira (17) o I Curso Internacional, Interdisciplinar e Interinstitucional Mundos Amazônicos: Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos. Segundo a instituição, trata-se de um programa de formação que amplia o conhecimento sobre a Amazônia e é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas selecionados em processo seletivo no mês de setembro.

O curso contará com a participação de estudantes das mais distintas áreas de conhecimento, escolhidos em processo seletivo realizado em setembro deste ano: Engenharia, História, Direito, Arquitetura, Economia, Letras, Sociologia, Antropologia, Política, Serviço Social, Ecologia, Administração, Geografia, Pedagogia, Biologia e Física.

“O objetivo é fomentar o interesse pela Pan-Amazônia, essa enorme região de mais de 7 milhões de quilômetros quadrados e impulsionar novos processos de cooperação regional”, explica a coordenadora do curso, professora doutora Nazaré Imbiriba, com larga experiência em cooperação regional e amazônica e responsável por programas internacionais realizados nos mais distintos países amazônicos.

Atividades

Dividido em cinco módulos, o curso tem 60 horas, 30 vagas e abordará: Realidades Amazônicas – Modelos Imitativos de Ocupação e Modernização; Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Mercado e Superação da Pobreza; Cooperação Internacional, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Experiências Nacionais de Desenvolvimento Amazônico e O Século XXI e as perspectivas amazônicas no contexto global e latino-americano.

O curso vai de 17 de outubro a 7 de dezembro, nas terças e sextas-feiras, das 8h30 às 12h30, no Auditório Hamilton Correa Nascimento, no Centro de Ciências Jurídicas (ICJ), no campus Belém, e será realizado por meio de aulas expositivas, conferências de professores convidados, workshops, pesquisa de dados secundários e audição, com debates, filmes e documentários. Os trabalhos finais dos alunos serão publicados.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/curso-internacional-da-ufpa-forma-estudantes-em-biodiversidade-e-direitos-humanos-na-amazonia.ghtml