A Polícia Civil do Pará realiza operação integrada em todo o país junto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em Belém foram cumpridos 13 mandados de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão. Ao todo 24 Estados participam da Operação Luz na Infância.

Na operação, seis pessoas foram presas em flagrante na região metropolitana de Belém por armazenamento e compartilhamento de material com pornografia infantil. Os alvos da operação foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a embaixada dos Estados Unidos no Brasil. As investigações que resultaram na operação luz na infância vêm sendo feitas há seis meses.

De acordo com o Delegado Geral da Polícia Militar do Pará, Rilmar Firmino, o perfil do criminoso desse tipo de crime é completamente diferente do que os policiais estão acostumados a lidar na rotina do trabalho.

“O perfil do criminoso é diferenciado, é diferente do perfil de um criminoso comum. As seis pessoas que foram presas e autuadas em flagrantes são universitários, profissionais liberais e empresários. Então, completamente diferente desse criminoso que estamos acostumados a lidar na rotina”.

Rilmar Firmino pede uma atenção dos pais aos seus filhos. “A operação, além da repressão, ela visou a prevenção, que é um alerta às famílias com relação a esses tipos de crimes, onde as crianças e adolescentes são vítimas”, disse o delegado Firmino.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/em-belem-policia-cumpre-mandados-de-operacao-de-combate-a-pedofilia-na-internet.ghtml