Presos do Centro de Detenção Provisória de Icoaraci, em Belém, fizeram um motim na noite de domingo (22). Três agentes penitenciários foram feitos reféns. A Ronda Tática Metropolitana (Rotam) foi acionada para fazer as negociações.

Em frente ao centro, parentes de detentos chegavam aflitos com a suspeita de um tumulto dentro da unidade. “Desde as 17h da tarde, depois da visita aconteceu isso, os agentes estão lá presos e aí a gente está esperando. Já entrou bombeiro, ambulância, a gente não sabe o que está acontecendo. Barulho tá muito grande, a gente tá super preocupado com nosso parente que tá lá”, contou uma parente de preso, que não quis se identificar.

A Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) confirmou um motim dentro da unidade, que começou por volta das 19h de domingo. Três agentes penitenciários foram feitos reféns pelos detentos.

“A negociação ficou um pouco tensa devido a questão dos funcionários, no total eram três que estavam sendo feitos reféns, mas otimizamos através da conversa explicando que a situação tem que ser decidida com o diretor do presidio, parte administrativa. Foi feita uma conversa com eles, o diretor do presídio se fez presente também”, explicou o major Giogio Mariuba, da Rotam.

Os presos reclamavam da superlotação e fizeram um motim ao mesmo tempo em 12 celas dos três blocos da unidade. Duas celas ficaram quebradas.

Quem tem parentes na penitenciária diz que as condições são precárias. “Ele já está nove meses aqui, as condições são péssimas. Nós temos que vir aqui, além da visita que é normal uma vez por semana, a gente tem que vir trazer remédios, trazer água mineral porque a condição é péssima, parece água de esgoto, o fedor é muito horrível. Eles dão péssimas condições e o preso sai daqui com outra mente, sai revoltado”, afirma um parente de detento.

De acordo com a Susipe, uma revista estrutural foi realizada na unidade prisional, mas nada foi encontrado. Nenhuma fuga foi registrada. Os agentes penitenciários mantidos como reféns pelos presos passam bem.

Um Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP) foi instaurado para apurar as causas do motim. A Diretoria de Administração Penitenciária informou que a unidade já opera dentro da normalidade.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/presos-fazem-motim-no-centro-de-detencao-provisoria-de-icoaraci-em-belem.ghtml