O Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) será reinaugurado na próxima terça-feira (24), às 17h,na travessa Campos Salaes, no bairro da Campina, em Belém. Após três anos de reforma, o local possui mais de quatro milhões de documentos, entre escrituras, inquéritos e iconografias, produzidos a partir do século XVII, assim como documentos referentes às áreas limite ao atual estado brasileiro, incluindo os países da pan-amazônia.

No período das obras, todos os documentos foram retirados do local para que a integridade pudesse ser mantida e o trabalho realizado de forma completa. Toda a fiação elétrica e hidráulica foi refeita, a refrigeração modernizada e levada para todas as áreas do prédio, além da instalação de móveis novos, reforma de espaços e a aquisição de aparelhos modernos que ajudam no trabalho do Arquivo, desde a identificação até a restauração e manutenção de documentos.

A modernização do Apep também possibilitou a digitalização de parte de seus arquivos. Os documentos que datam do período colonial, por exemplo, estão sendo digitalizados e disponibilizados para consulta, que mais adiante devem ser incluídos no site da entidade.

Serviço: O Arquivo Público já está disponível para consultas, pesquisas e visitações espontâneas e programadas no espaço já recuperado, localizado na travessa Campos Sales, nº 273, entre 13 de Maio e Manoel Barata. O horário de funcionamento é de 8h as 15h, de segunda a sexta-feira. Os agendamentos de visitas em grupos podem ser feitos por meio do e-mail apep.secult@yahoo.com.br. Mais informações pelo telefone 4009-4350.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/reinauguracao-do-arquivo-publico-do-para-acontece-na-terca-feira-em-belem.ghtml