Em nota pública, a presidência do PCdoB mobiliza sua militância para as atividades em defesa da democracia e do Estado de Direito. Trata-se da batalha decisiva do julgamento desleal que tem sido submetido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a intenção é de demonstrar solidariedade a Lula e denunciar o julgamento de exceção ao qual é submetido. Para isso, está sendo organizada uma série de atividades nos dias que antecedem o julgamento.

Chamada de “jornada democrática”, as ações ocorrerão nos dias que antecedem o julgamento de Lula, marcado para o próximo dia 24/1, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede na cidade de Porto Alegre (RS).

A orientação é que organizem e mobilizem para somar aos atos previstos ao longo do mês de janeiro. “Devemos buscar construir tais atos em parceria com a Frente Brasil Popular e com todas as forças politicas e sociais dispostas a se engajar nessa causa democrática”, diz o documento do PCdoB.

Abaixo a nota com mais informações:

Brasil, 2 de janeiro de 2018.

Camaradas,

O ano de 2018 já começa com uma batalha decisiva em defesa da democracia e do Estado de Direito: trata-se das mobilizações em apoio ao ex-presidente Lula, que tem sido submetido a ações judiciais que violam o devido processo legal, os direitos e garantias individuais e coletivas.

Em resolução da última reunião da Comissão Política Nacional o PCdoB reiterou sua solidariedade a Lula e denunciou a perseguição político-judicial que visa retirá-lo da disputa presidencial de 2018: “o Partido manifesta sua solidariedade ao ex-presidente Lula; acusa que os processos movidos contra ele desrespeitaram o Estado Democrático de Direito; e resolutamente defende o direito de o ex-presidente se candidatar”.

O Partido, portanto, será força ativa na jornada democrática que se reunirá em Porto Alegre (RS) nos dias que antecedem o julgamento de Lula, marcado para 24/1, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Uma série de atividades estão previstas ao longo do mês de janeiro em todo o Brasil e especialmente em Porto Alegre. Neste sentido, orientamos:

1- O PCdoB e sua militância devem se somar aos atos previstos ao longo do mês de janeiro em todo o país em solidariedade a Lula e como forma de denunciar o julgamento de exceção ao qual é submetido. Devemos buscar construir tais atos em parceria com a Frente Brasil Popular e com todas as forças politicas e sociais dispostas a se engajar nessa causa democrática;

2- Os Estados de região sul, sudeste e centro-oeste devem se empenhar na construção de caravanas à Porto Alegre (RS). As caravanas devem se programar para chegar a Porto Alegre (RS) no dia 22/1. O dia 23/1, véspera do julgamento, deve ser o ponto alto das mobilizações;

Atividades previstas para Porto Alegre (RS):
– 22/1 (segunda): 18h – Ato com participação de juristas brasileiros e estrangeiros em defesa de Lula;
– 23/1 (terça):
9h – Ato das mulheres em solidariedade a Lula, com Dilma, Manuela D’ávila e Cristina Kirchner (a confirmar);
14h – Painel do Fórum Social Mundial;
18h – Ato político-cultural e inicio da vigília;
– 24/1 (quarta): 8h – Ato político e vigília;

Outras informações podem ser obtidas com os camaradas André Tokarski (11 976874530 – andretokarski@gmail.com) e Edson França (11 976889207 – edsonfranca@gmail.com), membros do Comitê Central destacados para acompanhar essa atividade.

Luciana Santos
Presidenta nacional do PCdoB

Da redação

FONTE: http://pcdob.org.br/noticias/pcdob-mobiliza-militancia-em-jornada-de-apoio-ao-ex-presidente-lula/