Matrículas para educação infantil devem começar na quinta-feira (4) e seguem até o dia 10 de janeiro.

Cerca de 30 mães, avós e familiares de crianças pequenas estão desde terça-feira (2) na fila em frente à unidade de ensino infantil da Cremação, ligada a Prefeitura de Belém. Eles dormiram na rua para conseguir uma vaga na creche.

As matrículas para educação infantil só devem começar na quinta-feira (4) e seguem até o dia 10 de janeiro. Alguns cartazes colocados em frente a creche indicam que o número de vagas é limitado.

“Desde manhã estamos aqui. Aí vamos ficar hoje (2), vamos ficar amanhã (3) o dia inteiro. É muito constrangedor para conseguir uma vaga. Pelo amor de Deus! É horrível para todos nós que pagamos imposto”, afirma a dona de casa Valéria Letra.

Ela tenta uma vaga para a neta. “Tem mãe que quer trabalhar e não tem onde deixar as crianças. Isso é uma creche pública”, afirma ainda a dona de casa.

Na unidade de educação infantil do bairro da Terra Firme um grupo de pessoas também dormiu na fila para tentar garantir uma vaga.

A Secretaria de Educação informou em nota que inaugurou 31 escolas, sendo 27 de educação infantil nos últimos cinco anos. Sobre o caso da Cremação, a prefeitura diz que inaugurou uma unidade a 200 metros da creche mostrada na reportagem e que está providenciando novas unidades.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/familias-passam-dois-dias-em-fila-para-conseguir-vaga-em-creches-de-belem.ghtml