Operação “Lobo Mau” investiga uso de documentos de aposentados para emissão ilegal de empréstimos consignados. Várias vítimas são analfabetas e moradoras da zona rural.

Um dono de uma empresa correspondente bancária, que realiza empréstimos, foi detido na noite desta quinta-feira (4), em Breves, na Ilha do Marajó, durante a operação “Lobo Mau”, que investiga uma quadrilha que usava documentos de aposentados para aplicar golpes de estelionato.

Segundo as investigações, o bando usava os dados de idosos para solicitar ilegalmente empréstimos consignados, que eram descontados da aposentadoria das vítimas. Em alguns casos, eram emitidos até quatro empréstimos no nome de uma mesma pessoa. Havia diversos contratos celebrados por aposentados analfabetos que residiam em localidades na zona rural de Breves.

Mário Ramos, proprietário da empresa correspondente bancária alvo da operação, foi detido e encaminhado para prestar depoimento na polícia. Após ser ouvido pelos investigadores, ele foi liberado.

Nesta quinta-feira (4), a equipe de policiais civis da Superintendência Regional do Marajó Ocidental encontrou dezenas de documentos pessoais de aposentados, cartões de créditos e respectivas senhas, além de muitos contratos celebrados por pessoas analfabetas em que constavam somente as firmas a rogo dos contratantes e/ou somente as digitais deles. Segundo o delegado da Polícia Civil Arthur Carlos Júnior, que comanda a ação, diversos documentos foram incinerados pelos suspeitos.

Polícia flagrou diversos documentos sendo incinerados (Foto: Ascom/PC)

Polícia flagrou diversos documentos sendo incinerados (Foto: Ascom/PC)

As investigações foram iniciadas há meses após os registros de boletins de ocorrência sobre o crime supostamente praticado por representantes da empresa. Segundo o delegado, as investigações continuarão. Os computadores foram remetidos ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves em Belém e as documentações apreendidas passarão por análises da equipe de analistas.