“A BELO SUN vai ser o mal… O mal pra todos nós!” – Tatiane da Silva (Moradora do Assentamento Ressaca – Volta Grande do Rio Xingu)

por Ursula Vidal

Ontem foi realizado com a liberdade que nos garante a democracia brasileira o Seminário “Veias Abertas do Xingu”, interrompido violentamente pelo prefeito de Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi, em novembro do ano passado dentro da UFPA.

E o Governo do Pará, responsável pelo CRIME de liberar a instalação tecnicamente condenada do Aterro / LIXÃO da REVITA em Marituba, volta a atacar a vida de milhares de pessoas.

Os moradores da Vila Ressaca, na Volta Grande do Xingu, o Ministério Público Federal e as entidades de defesa das comunidades tradicionais responsabilizam o Governo do Pará por liberar a Licença de Instalação da mineradora canadense Belo Sun, que está arruinando o modo de vida, as relações sociais e as dinâmicas produtivas de centenas de famílias.

Além de não realizar a escuta obrigatória dos povos tradicionais da região, uma outra “facilidade” gentilmente concedida pelo Governo do Pará à Belo Sun é o Simples Ambiental, que abre a porteira para a rapidez no processo de licenciamento ambiental, usando critérios altamente controlados pelo empreendimento e pelo governo, que se diz “parceiro” da Belo Sun nos objetivos de desenvolvimento do programa Pará 2030.

A região da Volta Grande já está sendo violentamente castigada pelos efeitos deletérios causados pela Hidrelétrica de Belo Monte e é muito grave a sobreposição de impacto sócio ambiental numa área que ainda está sendo monitorada.

Segundo o MPF, nos 100 km do trecho de vazão reduzida na Volta Grande há hoje disputa pela água e pela vida. A Vila ressaca, que era o centro econômico da Volta Grande, virou uma vila fantasma.

A Belo Sun é acusada pela comunidade de comprar todo os garimpos manuais e de ter retirado os garimpeiros que viviam na área desde a década de 1940, quando ainda nem havia mineração na Amazônia.

A situação é gravíssima, a violência já chegou às áreas rurais e as comunidades pedem SOCORRO!

O Governo do Pará volta a atacar direitos de gente humilde em favor da força das grandes corporações.

Mais um crime político e humanitário…