Yorran Costa, de 22 anos, foi nomeado para o cargo de delegado da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Estado do Pará e deve gerenciar R$ 100 milhões.

Uma ação popular ajuizada Justiça Federal quer cancelar a nomeação de Yorran Costa, de 22 anos, filho do deputado Wladimir Costa, do cargo de delegado federal da Secretaria Nacional do Desenvolvimento Agrário. A nomeação foi publicada no dia 26 de janeiro de 2018 no Diário Oficial da União. Segundo a Justiça Federal, o processo tramita pela 5ª Vara. O G1 tenta contato com o partido Solidariedade.

A ação é do advogado Ismael Machado, que deu entrada na justiça na terça-feira (30). “É uma ação constitucional pela qual qualquer cidadão pode ajuizar essa medida para não permitir que patrimônio público seja prejudicado. Eu como cidadão decidi ajuizar diante do histórico de desvios e vários processos que responde o deputado Wladimir Costa”, afirma.

Ismael explica que na ação o filho do deputado Wladimir Costa é réu juntamente com o presidente da república, Michel Temer, que nesse caso não tem foro privilegiado porque se trata de uma ação civil que diz respeito a um ato pessoal dele.

Segundo o advogado, Yorran não seria preparado para assumir o cargo. “Ele não tem qualquer qualificação, foi reprovado em vários vestibulares, não se sabe se ele estuda. Não tem formação acadêmica e nem vivência pessoal profissional. Não é representante de classe agrária, não é profissional da área, como um agrônomo, não tem qualquer expertise que demonstre capacidade de gerir R$ 100 milhões no estado nessa área que tem tantos problemas. Tanto o trabalhador rural quanto o produtor rural não têm como ser atendidos por esse rapaz”, ressalta Ismael.

Além da falta de qualificação, Ismael levanta a questão do nepotismo no caso. “O pai dele, escancaradamente atende interesses pessoais do presidente, não apenas nos projetos, mas são assuntos pessoais do presidente e o presidente está favorecendo o deputado no momento em que nomeia o filho dele”, explica ainda Ismael.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/acao-popular-pede-que-seja-anulada-a-nomeacao-do-filho-do-deputado-wladimir-costa-para-cargo-federal.ghtml