Svein Richard Brandtzæg pediu desculpas pela ação e disse que tal conduta não faz parte dos procedimentos da empresa.

A refinaria norueguesa Hydro admitiu que descartou água não tratada no rio Pará, em comunicado publicado nesta segunda-feira (19) no site da multinacional.

“Nós descartamos água de chuva e da superfície da refinaria não tratadas no rio Pará”, afirmou o presidente e CEO da Hydro, Svein Richard Brandtzæg.

O comunicado foi emitido após notificação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), que identificou um terceiro ponto de despejo irregular na última quinta-feira (15).

“Em nome da companhia, pessoalmente peço desculpas às comunidades, às autoridades e à sociedade”, disse Brandtzæg, no comunicado.

Segundo Brandtzæg, tal conduta não faz parte dos procedimentos da empresa. “Isso é completamente inaceitável e contraria o que a Hydro acredita”, escreveu. “Em nome da companhia, pessoalmente peço desculpas às comunidades, às autoridades e à sociedade”, completou Brandtzæg no comunicado.

A empresa informou ainda que vai realizar uma revisão completa de todas as licenças da operação no município de Barcarena e começar uma auditoria interna.

Refinaria da Hydro Alunorte (Foto: Reprodução/TV Liberal)Refinaria da Hydro Alunorte (Foto: Reprodução/TV Liberal)

Refinaria da Hydro Alunorte (Foto: Reprodução/TV Liberal)

O município enfrenta uma contaminação de alcance ainda não determinado, provocado por rejeitos vindos da refinaria da Hydro. Um laudo do Instituto Evandro Chagas constatou a presença de diversos metais pesados, inclusive de chumbo, em comunidades ribeirinhas.

A Hydro informou que as conclusões da revisão interna e da primeira fase da consultoria independente serão apresentadas no dia 9 de abril, juntamente com as medidas que serão tomadas para sanar os problemas causados pelos vazamentos.

Três canais irregulares

A notificação da Semas à que se referiu a Hydro diz respeito a uma conexão sem autorização de licença entre a refinaria e um canal de drenagem, que levava água de chuva não tratada do telhado do galpão de carvão para o rio Pará. Esse foi o terceiro duto irregular encontrado em vistorias na Hydro em vistorias.

Semas descobre terceiro ponto de despejo irregular na refinaria da Hydro em Barcarena (Foto: Reprodução / Semas)Semas descobre terceiro ponto de despejo irregular na refinaria da Hydro em Barcarena (Foto: Reprodução / Semas)

Semas descobre terceiro ponto de despejo irregular na refinaria da Hydro em Barcarena (Foto: Reprodução / Semas)

As descobertas de irregularidades começaram no dia 17 de fevereiro, quando fotos registraram vazamento de rejeitos da bacia de depósitos da mineradora. Nos dias seguintes, órgãos dos governos estadual e municipal, além do Instituto Evandro Chagas, estiveram no local para dar início às vistorias.

Inicialmente, a Hydro Alunorte se manifestou negando qualquer incidente, garantindo que a bacia se mantivera firme, intacta e sem vazamentos, mesmo com as fortes chuvas no município.

No dia 22 de fevereiro, o Instituto Evandro Chagas divulgou um laudo contrariando a empresa e confirmando a contaminação em diversas áreas de Barcarena, provocada por uma ligação clandestina para eliminar efluentes contaminados da empresa norueguesa.

No final de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) já havia determinado que a Hydro reduzisse sua produção em Barcarena em 50% e embargou uma bacia de rejeitos da empresa. A refinaria acatou o recurso.

No dia 9 de março, o segundo canal de despejo não autorizado foi descoberto pelo Ministério Público do Pará (MPPA), após uma vistoria realizada nas dependências da Hydro Alunorte. Segundo o MPPA, o canal seria utilizado em situações de grandes chuvas para despejar efluentes sem tratamento diretamente no rio Pará.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/presidente-da-hydro-pede-desculpas-a-comunidade-atingida-por-vazamento-em-barcarena.ghtml