Governo cria comitê para avaliação de vazamento de barragem em Barcarena, PA

vazamento de barragem em Barcarena, no nordeste do Pará, terá um comitê especial que acompanhará o processo de reconstrução da região.

O socorro e a assistência aos atingidos, o estabelecimento dos serviços essenciais afetados e a avaliação de planos de trabalho de instituições envolvidas estão entre as atribuições do comitê.

A criação do grupo foi publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União e terá a participação do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Integração Nacional e do Ministério dos Direitos Humanos — que estarão sob a coordenação da Presidência.

Representantes do município de Barcarena, do governo do Pará e de outros órgãos federais podem ser convidados a participar da comissão. A indicação será feita pelo Ministro da Casa Civil.

Aproximadamente 400 famílias começaram a receber água potável, como medida emergencial após vazamento em refinaria (Foto: Agência Pará/Divulgação)

Aproximadamente 400 famílias começaram a receber água potável, como medida emergencial após vazamento em refinaria (Foto: Agência Pará/Divulgação)

Vazamento com alcance indeterminado

O município de Barcarena enfrenta uma contaminação de alcance ainda não determinado provocado pelo vazamento de rejeitos de bauxita vindos da barragem da refinaria Hydro, empresa norueguesa instalada na região.

Após a denúncia da população e diversas negativas da refinaria e de fiscalizações da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, um laudo do Instituto Evandro Chagas constatou o vazamento de rejeitos e a presença de diversos metais pesados, inclusive de chumbo, em comunidades ribeirinhas.

Depois de inicialmente negar, a empresa norueguesa admitiu que descartou água não tratada no rio Pará, em comunicado publicado nesta segunda-feira (19) no site da multinacional.

As descobertas de irregularidades começaram no dia 17 de fevereiro, quando fotos registraram vazamento de rejeitos da bacia de depósitos da mineradora.

Agora, altos índice de chumbo e de outros metais contaminam a região.

A denúncia de moradores em Barcarena deflagrou uma operação de investigação, que constatou diversas irregularidades  (Foto: Infográfico: Alexandre Mauro e Igos Estrella / G1)

A denúncia de moradores em Barcarena deflagrou uma operação de investigação, que constatou diversas irregularidades (Foto: Infográfico: Alexandre Mauro e Igos Estrella / G1)

Canais irregulares

Além do vazamento, inspeções constataram que a refinaria Hydro também mantinha três canais irregulares na região.

O primeiro ponto de irregularidade foi descoberto no início de fevereiro quando foi encontrada uma tubulação que despejou resíduos em uma área de floresta depois de fortes chuvas atingirem Barcarena.

Já o segundo, foi descoberto no dia 12 de março após denúncia do Ministério Público Federal. Foi apurado que o canal seria utilizado em situações de grandes chuvas para despejar efluentes sem tratamento diretamente no rio Pará.

O terceiro ponto irregular foi anunciado no dia 17 de março pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).Segundo o órgão, há um desvio no sistema de drenagem encontrado em uma área de armazenamento de carvão. O canal recebia água da chuva, que pode ter se misturado aos resíduos da fábrica.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/governo-cria-comite-para-avaliacao-de-vazamento-de-barragem-em-barcarena-pa.ghtml