por Viomundo

 

A  biografia do advogado, sindicalista e político Paulo Fonteles está sendo lançada em São Paulo esta noite, às 19 horas, no Memorial da Luta pela Justiça.

O livro Ponto Fonteles, sem ponto final, de Ismael Machado, joga luz sobre a trajetória deste militante comunista que lutou pela reforma agrária no Pará e foi preso e torturado durante a ditadura militar.

Solto, tornou-se um batalhador pela reconquista da democracia sem nunca sair da mira dos latifundiários, que ainda hoje controlam as terras mais férteis do estado à base da grilagem e de milícias rurais.

Paulo Fonteles foi assassinado em 11 de junho de 1987. Quem puxou o gatilho acabou condenado, mas os mandantes experimentaram a impunidade que é marca dos crimes cometidos por poderosos no Pará.

Um dos filhos dele, Paulinho, nasceu quando a esposa de Fonteles, Hecilda, também estava presa pela ditadura.

Paulo Fonteles Filho viajou mais de 5 mil quilômetros refazendo os trajetos do pai, mas morreu repentinamente antes que se completasse o projeto do livro, há seis meses.

No vídeo acima, a víuva de Paulinho, Angelina Anjos, o irmão dele, Pedro, e o amigo Moisés falam sobre a importância de resgatar a memória de Paulo Fonteles e traçam um paralelo da vida dele com os dias de hoje.

FONTE: https://segredospoliticos.com.br/2018/04/27/biografia-de-paulo-fonteles-a-justica-tem-lado-no-brasil-o-dos-poderosos-viomundo