Proposta de manter as sessões ordinárias às terças e quartas foi aprovada pelos deputados presentes nesta terça, 19.

Deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) decidiram revogar nesta terça-feira (19) a medida que previa a realização de sessões ordinárias somente nas terças-feiras, por causa do período eleitoral. Vinte e seis deputados que estavam presentes votaram a favor do retorno. As sessões devem voltar a ser realizadas nas terças e quartas-feiras.

A redução do expediente para somente um dia da semana tinha sido apresentada no dia 23 de maio pelos deputados Sidnei Rosa (PMDB) e Soldado Tércio (PROS). O motivo seria os trabalhos dos deputados dentro e fora da Alepa, considerando o período eleitoral. A redução foi aprovada por unanimidade entre as lideranças dos partidos e já ocorria desde 5 de junho.

O presidente da Casa Márcio Miranda (Dem) propôs voltar atrás, afirmando que os deputados receberam muitas demandas do Poder Executivo e não daria tempo para votar todas somente uma vez por semana.

Na Alepa, atuam 41 deputados com salários de R$25.322,25.

Nesta quarta (20), já está marcada sessão com audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga danos ambientais em Barcarena, nordeste do estado. A CPI faz a acareação entre especialistas do Instituto Evandro Chagas e de uma empresa contratada pela Hydro Alunorte onde vazamentos são apurados.

Nota

A Mesa Diretora da Alepa disse que a atividade plenária volta à normalidade, após consenso entre parlamentares. De acordo com a nota, foi considerada a proximidade do encerramento do semestre legislativo e o constante volume de projetos do Poder Executivo e de autoria dos deputados, além da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A nota diz ainda que o trabalho legislativo não se resume em promover apenas apreciação, discussão e votação de projetos e que todas as atividades do Legislativo estiveram mantidas normalmente, como a CPI de Barcarena; audiências públicas; sessões especiais e solenes; reuniões de comissões; serviços de saúde; emissão de documentos; atendimento jurídico; funcionamento dos demais setores da Alepa.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/apos-criar-semana-de-somente-um-dia-na-alepa-deputados-voltam-atras-e-sessoes-retornam-as-tercas-e-quartas.ghtml