Deputados querem esclarecer contradições entre as versões de pesquisadores dos órgãos públicos e dos contratados pela Hydro. Empresa foi contratada pela mineradora pelo valor de 195 mil reais para realizar as pesquisas que contrariaram os laudos da UFPA, IEC e CPRC.

Está confirmada para esta quinta (28), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a acareação entre pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Evandro Chagas (IEC), Centro de Perícia Renato Chaves (CPRC) e representantes da empresa SGW Services, contratada pela Hydro Alunorte para realizar a contraprovas dos laudos de instituições públicas que identificaram transbordamento das bacias de rejeitos, uso de dutos clandestinos e contaminação de rios e igarapés com substâncias tóxicas.

Essa acareação foi convocada pelos deputados da CPI da Alepa que investigam danos ambientais na bacia hidrográfica do Rio Pará devido às contradições entre as versões de pesquisadores dos órgãos públicos e dos contratados pela empresa mineradora, corroborados, inclusive, por diretores da Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

A acareação foi remarcada, porque a convocada no dia 8 de maio foi cancelada devido a empresa norueguesa não ter levado os técnicos da SGW, conforme o acertado e amplamente divulgado pelos meios de comunicação do estado, informou a Alepa. “Os diretores, na ocasião, interpretaram que eram eles, Hydro Alunorte, que deveriam participar da acareação, no entanto, comunicaram que a SGW fora dispensada dos serviços contratados”, recordou o deputado Coronel Neil, presidente da CPI.

Semas descobriu novo ponto de despejo irregular na refinaria da Hydro em Barcarena. (Foto: Reprodução / Semas)

Semas descobriu novo ponto de despejo irregular na refinaria da Hydro em Barcarena. (Foto: Reprodução / Semas)

Depois disso, a acareação foi remarcada para o dia 20 de junho, mas foi transferida para esta quarta-feira após decisão dos deputados em plenária.

Na ocasião presidente da CPI determinou uma investigação paralela para saber porque os técnicos da SGW, que se encontravam nas dependências da ALEPA para a acareação, desapareceram. A suspeita era de uma estratégia para obstruir os trabalhos da Comissão, então o deputado Carlos Bordalo pediu a providência. “Algo estranho ocorreu, os representantes da consultoria chegaram, sentaram, temos inclusive imagens do circuito interno de segurança, registrando a presença deles. Ocorreu algo depois que os diretores da Hydro chegaram”, disse o parlamentar.

A empresa SGW Service foi contratada pela Hydro por um valor de 195 mil reais para realizar as pesquisas que contrariaram os laudos da UFPA, IEC e CPRC, que identificaram o transbordamento das bacias de rejeitos da mineradora.

Segundo a Alepa, todos os convocados já confirmaram presença na acareação desta quinta-feira à secretaria da CPI.