Políticos são investigados por suposta solicitação de contribuições irregulares oriundas da Odebrecht. Dupla nega as acusações.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para o Tribunal Regional Eleitoral do Pará um inquérito que apura supostas doações ilegais de campanha ao ex-ministro da integração nacional Helder Barbalho (MDB) e ao senador Paulo Rocha (PT). Eles negam as acusações.

De acordo com a denúncia, os dois políticos investigados teriam solicitado contribuições irregulares à empresa Odebrecht durante a campanha eleitoral de 2014. A medida foi baseada na decisão do STF que restringiu o foro privilegiado apenas aos casos que tenham relação com a atividade parlamentar.

Em nota, o senador Paulo Rocha informou que a prestação de contas da candidatura dele ao senado em 2014 foi aprovada pela Justiça Eleitoral e que todas as contribuições foram feitas de acordo com a legislação.

Já a defesa de Helder Barbalho disse estar tranquila em relação ao julgamento do Tribunal Eleitoral do Pará porque todas as doações da campanha de 2014 foram legais e declaradas, não havendo qualquer tipo de irregularidade.