Um dos principais objetivos da ação é mostrar a importância do diagnóstico precoce, uma vez que a hepatite é uma doença silenciosa e pode passar anos sem se manifestar.

Julho é o mês escolhido pelo Ministério da Saúde para reforçar as ações de promoção do diagnóstico e tratamento das hepatites no país. Em Belém, o ‘Julho Amarelo’ iniciou as atividades nesta terça-feira (3), com testagem na Feira do Barreiro, no bairro do Telégrafo, até o meio dia. Um dos principais objetivos da ação é mostrar a importância do diagnóstico precoce, uma vez que a hepatite é uma doença silenciosa e pode passar anos sem se manifestar.

As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por cinco diferentes tipos de vírus: A, B, C, D e E. As hepatites B, C e D são transmitidas por sangue contaminado, relação sexual sem preservativo e da mãe infectada para o filho na hora do parto. As hepatites B e C são consideradas as mais graves porque podem evoluir para cirrose ou câncer de fígado. A hepatite D só ocorre em pessoas já contaminadas pelo vírus da hepatite B.

A programação do dia segue com uma capacitação em HIV na Casa Dia, a partir das 16h.Nos dias 4 e 5, das 10h às 22h, haverá testagem no shopping Bosque Grão Pará e no dia 10, das 8h ao meio-dia, na Unidade Municipal de Saúde da Marambaia.

Além da Casa Dia e do CTA, todas as 29 unidades municipais de saúde e as 43 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) já oferecem os testes rápidos e também estarão intensificando os serviços durante este mês.

No ano de 2017 foram registrados 202 casos de hepatites em Belém e os pacientes foram encaminhados para a Casa Dia para fechar diagnóstico e entrar em tratamento.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/ministerio-da-saude-reforca-acoes-no-combate-a-hepatite-em-belem.ghtml