Ele foi escolhido em convenção do partido nesta quarta-feira (1º). A candidata a vice é Tati Picanço.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizou convenção nesta quarta-feira (1º) em Belém e anunciou Fernando Carneiro como candidato ao governo do Pará, e Tati Picanço, historiadora do oeste do Pará, como candidata a vice-governadora. O evento ocorreu no auditório do Hotel Sagres, no bairro de São Brás. Foi oficializada a candidatura de Úrsula Vidal ao Senado.

Figuras importantes do partido estiveram presentes como o presidente nacional do partido Juliano Medeiro e o presidente estadual Walmir Freire. A presidente do diretório municipal de Belém Livia Duarte também compareceu, além de membros do diretório estadual e executivo estadual do partido, o candidato à reeleição como deputado federal Edmilson Rodrigues e a candidata a deputada estadual Marinor Brito. Compareceram ainda representantes do PCB e do PPL e o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) Beto Andrade.

Fernando Carneiro destacou que o Pará é um estado rico com o povo pobre. “A gente precisa combater a desigualdade social. A violência, educação, saúde, são também problemas graves os quais a gente vai atacar. O Pará hoje é o 11º maior PIB do Brasil, mas o 22º estado em desigualdade social. A gente precisa inverter essa situação”, disse. Fernando também ressaltou a participação popular nas decisões tomadas. “O governador não é dono do recurso do estado. Não podemos gastar o dinheiro sem ouvir a população. A democracia e a participação popular serão pontos fortes do nosso governo”, frisou.

Fernando Carneiro é um militante socialista com longa trajetória nos movimentos sociais. É historiador, formado pela Universidade de São Paulo, com licenciatura Plena pela Faculdade de Educação (USP) e pós-graduação em Políticas Sociais pela UNAMA. Na adolescência, participou ativamente do processo de reorganização do movimento estudantil paraense no inicio dos anos 80.

Já Úrsula Vidal enfatizou que pretende fortalecer o acesso ao crédito para o empreendedorismo, principalmente para as mulheres e para a juventude. “Nós tivemos uma diminuição das políticas públicas”, criticou. Ela criticou ainda projetos de desenvolvimento que não trazem efetivamente progresso social. “É preciso aumentar a política de crédito para empreendedorismo da juventude. É possível articular isso por meio de projeto de lei em Brasília”, disse.

Ursula milita na luta pela gestão responsável e compartilhada dos resíduos sólidos nas cidades. Jornalista, cineasta e ativista política, ela atua na área da comunicação desde 1987.

Na convenção foram definidas as candidaturas de 18 nomes para deputado federal e 30 para deputado estadual.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/08/01/psol-oficializa-candidatura-de-fernando-carneiro-ao-governo-do-para.ghtml