Escolha uma Página

 

Encontro foi realizado nesta sexta-feira (3)

Membros do Ministério Público (MP) Eleitoral no Pará reuniram-se nesta sexta-feira (3) na sede do Ministério Público do estado do Pará (MPPA), em Belém, para alinhar estratégias que garantam a efetividade da atuação da instituição nas eleições 2018.

Foram compartilhadas, principalmente, informações sobre as formas de assegurar a qualidade da coleta de provas e possibilitar a máxima rapidez na atuação institucional.

A procuradora regional eleitoral, Nayana Fadul, informou promotores eleitorais de todo o estado sobre a publicação de portaria com orientações para coordenação da atuação dos membros do MP Eleitoral nas próximas eleições.

Também foi discutida a importância de as promotorias eleitorais contarem com o apoio de forças policiais para a realização das investigações e dos flagrantes de irregularidades, principalmente nos municípios que não contam com unidades da Polícia Federal.

As formas de combate à distorção de informações, como as notícias falsas (fake news, no termo em inglês), e o abuso do poder religioso também foram temas abordados, além da atuação contra as irregularidades eleitorais tradicionais, como a compra de votos.

“Queremos promover uma atuação mais próxima e eficiente para o enfrentamento principalmente da corrupção eleitoral. É preciso que estejamos alinhados para os principais ilícitos verificados e tenhamos um entendimento uniforme sobre como encaminhar esses casos”, disse a procuradora regional eleitoral.

Além dos promotores eleitorais, para estas eleições a procuradora regional eleitoral vai contar com o reforço de três procuradores regionais eleitorais auxiliares, nomeados em julho pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge: o procurador regional da República José Augusto Torres Potiguar e os procuradores da República Felipe de Moura Palha e Ubiratan Cazetta.

(Com informações do MPPA)

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0148 / 3299-0212
(91) 98403-9943 / 98402-2708
prpa-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/pa
www.twitter.com/MPF_PA
www.facebook.com/MPFederal
www.instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf