Além de informar adequadamente sobre seus locais de votação, canal também vai auxiliar em outras informações para garantir o direito ao voto do cidadão.

Para auxiliar os eleitores que ainda têm dúvidas referentes às eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou a operar nesta segunda-feira (17) o serviço do “Disque Eleitor”. Além de informar adequadamente sobre locais de votação, o canal também vai auxiliar o cidadão em outras informações necessárias para garantir o direito ao voto durante as eleições deste ano.

O Tribunal reforça que mesmo que o eleitor tenha escolhido continuar votando no mesmo local, a zona e sessão pode ter sofrido alguma alteração, por isso, vale a pena checar para que no dia da eleição não aconteça nenhum imprevisto.

“Existem também casos pontuais em que o colégio por não apresentar uma infraestrutura adequada o eleitor foi remanejado para outro local ou mesmo o colégio deixou de existir. Para isso é importante que o eleitor faça a consulta pelo disque-eleitor, ou ainda que ele use sua via digital que tem essa informação da forma mais atualizada”, explica Felipe Brito do TRE.

Em Belém,17 zonas eleitorais foram reposicionadas e todos os bairros da capital sofreram algum tipo de mudança. Segundo o TRE, existia um desiquilíbrio muito grande nas zonas eleitorais, então com a inserção da biometria nas eleições o tribunal redistribuiu os eleitores. Atualmente as zonas eleitorais tem em média 100 mil eleitores na capital.

Serviço

Através do telefone 0800-0910-9101, o eleitor pode consultar o local, número da zona e sessão de votação.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/eleicoes/2018/noticia/2018/09/17/tre-comeca-a-operar-o-disque-eleitor-em-belem-a-partir-desta-segunda-feira.ghtml