Inscrições estão abertas para o evento, que será em novembro.

Discutir as garantias do bem-estar social, a partir de políticas públicas. Esse é um dos objetivos do II Congresso Amazônico de Direito Internacional dos Direitos Humanos, que ocorrerá em Belém nos dias 19, 20 e 21 de novembro, no Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). Inscrições estão abertas no site do evento.

A programação contará com a participação de vários palestrantes de renome nacional e internacional como, por exemplo, Pablo Rosales, cientista político peruano, e Márcia Kambeba, escritora indígena. Além disso, serão realizadas apresentações de pesquisas em quatro grupos de trabalhos; oficinas; painéis; mesas redondas e programação cultural. A organização é da Liga Acadêmica Jurídica do Pará – LAJUPA, juntamente com a Liga Acadêmica de Direito do Estado – LADE, e possui o apoio da Universidade Federal do Pará.

Neste ano, um dos focos do Congresso será o debate acerca dos desafios atuais à efetivação dos Direitos Humanos na América Latina, além de oportunizar um movimento que destacará as discussões e produções científicas dos pesquisadores da região Amazônica.

“O objetivo é discutir o contexto, as causas e as consequências das tantas violações que ocorrem na América Latina. Até porque precisamos procurar entender essa realidade que nos é tão próxima e ao mesmo tempo tão distante. Precisamos abrir os olhos para o crescimento exponencial dos ataques aos indígenas, às comunidades tradicionais, às mulheres e a tantos outros grupos vulneráveis. Por isso, a construção desse Congresso é atual, urgente e, acima de tudo, necessária”, explica Amanda Larêdo, integrante da coordenação geral do evento.

Serviço

II Congresso Amazônico de Direito Internacional dos Direitos Humanos, dias 19, 20 e 21 de novembro de 2018, no Auditório Ney Sardinha, Localizado na Escola de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará, Cesupa (Avenida Alcindo Cacela, Nazaré, Belém, Pará). Quanto: R$50 (individual). Inscrições aqui.

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/10/03/belem-sedia-o-ii-congresso-amazonico-de-direito-internacional-dos-direitos-humanos.ghtml