Por Moisés Alves

Hoje, 26/10/2018, é um dia triste e de lembranças; mas também é um dia de luta!

Faz um ano que convivemos sem a presença física do nosso companheiro, irmão, amigo e camarada Paulo César Fonteles de Lima Filho. Ao mesmo tempo é um dia de luta e resistência, pra livrar nosso Brasil e nosso povo do autoritarismo e do fascismo.

Partiu um lutador do povo, um poeta, um comunista e uma pessoa humana. Paulinho dedicou até o último momento de sua vida a luta pelos direitos humanos e pelo socialismo.

Lembro como se fosse hoje, do último discurso de Paulinho Fonteles, no início daquela noite chuvosa, sexta-feira dia 06 de outubro de 2017, ao lado do Teatro da Paz na Praça da República em Belém do Para, no qual finalizava, “Em defesa da luta do povo e dos trabalhadores, em memória dos que tombaram no Araguaia. Ditadura Nunca Mais! Abaixo o fascismo! Por um Brasil livre, desenvolvido, democrático e soberano! ”.
Mesmo doente com pneumonia não deixou de comparecer ao ato político que realizávamos contra o fascista do Bolsonaro.

Lembrando desse contexto; Paulinho conosco tinha organizado um movimento para repudiar a vinda de Bolsonaro em Belém, com entidades juvenis e de direitos humanos. Paulinho já percebia a possível ameaça que representava Bolsonaro a democracia brasileira. No dia anterior tínhamos feito uma colagem do (IPF), em conjunto com a UJS nas ruas de Belém, de cartazes contra a presença de Bolsonaro em nossa terra.

Nesse dia de hoje, as bandeiras do Pará, do Brasil, dos Direitos Humanos e do PCdoB, estão a meio mastro.

É esse o sentimento que fica o sentimento de perda! Paulo Fonteles foi um dos mais brilhantes e atuantes defensores da luta do povo e dos direitos humanos, sua trajetória é incontestável, sua militância política é um exemplo pra todos nós!
Desde líder estudantil, dirigente comunista, parlamentar, lutador dos direitos sociais e humanos, estudioso, pesquisador, poeta e um grande ser humano. Sempre pensava no coletivo.

Nos seus últimos anos de vida, se dedicou pelo resgate da memória, da verdade e da justiça… Sua luta permanece presente e atual!

Todos nós estamos e permanecemos consternados até hoje com essa perda! Mas fica a saudade e seu exemplo pra luta do povo e por uma sociedade mais justa, mais fraterna, humana e socialista.

A maior homenagem que podemos fazer em sua memória é continuar lutando!

Viva os lutadores do povo! Paulinho Fonteles Vive! Presente!