.
.
QUEM SOMOS
Apresentação
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, democrática, ecumênica, apartidária e politizada que atua na promoção e defesa dos direitos humanos observando sua universalidade, interdependência e indivisibilidade nas condições da Amazônia paraense, região marcada por conflitos históricos gerados pela forte penetração econômica de grupos nacionais e estrangeiros que, nos últimos 50 anos, foi o principal gerador do caos fundiário, grilagem das terras, crimes de pistolagem, desmatamento, genocídio indígena, pilhagem das riquezas, trabalho escravo, impunidade, fome e miséria.
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos atuará no sentido de estimular a organização do povo, sua consciência crítica, na perspectiva da compreensão de sua condição de oprimido e buscando caminhos para conquistar ou fazer valer direitos inalienáveis, como a saúde, a segurança, a cultura, a educação, o direito à memória, a verdade, a justiça e à vida plena. Sua plataforma consiste na luta por uma sociedade justa, livre, igualitária, culta e sem classes.
A luta de Paulo Fonteles é fonte de inspiração para as novas e futuras gerações, que no limiar do século 21 ainda enfrentam os mesmos problemas. A sociedade, passados quase 30 anos de seu martírio, é muito desigual. Conhecer a vida de combates de Paulo Fonteles pela democracia, pela reforma agrária, pela independência nacional, pelos direitos humanos, fortalece, na sociedade, a perspectiva de dias melhores.
Diretoria (2016-2017)
- Presidência – Hecilda Veiga
- Secretária Geral – Moisés Alves
- Diretoria de Planejamento-Financeiro – Ronaldo Fonteles
- Diretoria Jurídica – Juliana Fonteles
- Diretoria de Comunicação – Chico Cavalcante
- Diretoria de Políticas para as Mulheres – Angelina Anjos
- Diretoria de Formação – Leila Mourão
- Diretoria de Cultura – Paulo Emman
Escritório Solidário – Rede de Voluntários
O Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos desenvolve uma proposta de engajamento baseado na solidariedade e que visa a estruturação da participação voluntária em nosso escritório, nas áreas jurídica, cultural e pedagógica, para fazer frente às inúmeras violações de direitos humanos que acontecem no estado do Pará hoje.
Assim convidamos àqueles que queiram contribuir com a construção de um país democrático e com justiça social, que se cadastre e participe de nosso quadro social. Venha conosco, o pouco de cada um, somados, é o muito que nos fará avançar.
Quadro Social
Faça parte desta rede.